topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Darrell Kastin – neto de Dª. Josefina C. Castro esteve em São Roque

 

Darrell Kastin

neto de Dª. Josefina C. Castro esteve em São Roque

 

Darrell Kastin

Há semanas, através do Facebook, recebi um pedido deste senhor, ilustre escritor, musico e compositor, até então para mim desconhecido. Pedia-me que, por ter encontrado na internet um artigo meu falando de Dª. Josefina do Canto e Castro, sua avó, tencionava em breve visitar S. Roque do Pico e contactar com pessoas que com ela tivessem privado. Acedi logo e cedilhe os meus contatos pessoais.

Entretanto comecei a investigar e deparei-me com notas diversas, designadamente como autor dum livro que seria (e será) lançado nas próximas Sanjoaninas terceirenses deste ano – The Conjurer & other Azorean Tales… e sobre esta obra remeto-vos para o que vem referido no seu “sitio“ http://www.darrellkastin.com/ “O mágico e outros contos açorianos" – (Publicado em dezembro 2012 por Tagus Imprensa e distribuído pela UPNE , University Press of New England).

"O mágico e outros contos açorianos"

Acrescento algumas notas da sua Biografia: “Darrell Kastin é um escritor americano, nascido em Los Angeles, Califórnia, em 1957. Antepassados ​​de seu pai vieram de Belarus, no início do século 20. Sua mãe nasceu nos Açores, em Portugal (Maria Josefina) e é filha de poetas açorianos e jornalistas, Francisco e Josefina do Canto e Castro, que deixou as ilhas no final da II Guerra Mundial. A família tem raízes nas ilhas da Terceira, Faial, Pico, S. Jorge e Corvo. Kastin também passou algum tempo na ilha de Santa Maria, terra natal de sua esposa. É romancista, contista, poeta, músico e compositor, exclusivamente dedicado à sua arte, e muito influenciada pela música açoriana e portuguesa, história e cultura.  Em Portugal, tem um trabalho na revista NEO e Oficina de Poesia. Seu primeiro romance, A Ilha Desconhecida, foi publicado em 2009 pela Tagus Press

Atualmente fora de catálogo, ganhou o Prémio de Prata Publishers IPPY 2010 Independente de Ficção Multicultural. Sua coleção de contos, inspirado nos mitos e nas pessoas das ilhas - O mágico e outros contos açorianos , foi lançado em dezembro de 2012. Como músico e compositor, em 2007, lançou um CD de originais canções folk-rock intitulado "Lullabies para os pecadores", em 2011, o CD "Mar Português / Mar Português", onde Kastin define a poesia de Fernando Pessoa e Florbela Espanca, em música. O trabalho apresenta vocais de sua filha Shawna Lenore e maestro Pedro Barroso, um dos melhores compositores e cantores de Portugal, que também o produziu. O CD foi gravado em Lisboa, com alguns dos melhores músicos de Portugal, e Kastin na guitarra, piano, e alguns vocais de fundo. Darrell Kastin é um escritor autodidata e independente que viveu e estudou em muitos estados. (…) Atualmente mora em Sacramento, trabalhando em vários projetos, (…) e dois novos romances: uma sequela para o seu primeiro romance intitulado Um Conto das noites açorianas e um romance histórico Inês de Castro: a rainha após a morte. (fim de citação)

Pintura do avô Francisco C. e Castro

Na última noite de Maio, encontrámo-nos em ameno serão, degustámos gastronomia típica do Pico e revivemos lembranças dele (esteve cá em 1987 em casa de Dª Josefina): “os banhos” na Piscina das Poças e as idas com a avó à Matriz, além de outras; falámos das homenagens que a avó recebeu, antes de partir em 1991 definitivamente para a Califórnia, onde, já centenária, veio a falecer em 2005; falámos do Sr. P. José Idalmiro; mostrámos o que sobre D. Josefina vem plasmado no livro: Sinfonia dos 120 anos da União Artista, da autoria do P. Idalmiro e que ele desconhecia, apesar de já ter visitado outras instituições locais. É que as minhas filhas e tantas outras meninas e meninos, desses anos, tiveram o privilégio de aprenderem os primeiros acordes musicais e as primeiras palavras em inglês, em casa de Dª Josefina (na então Rua da Igreja, hoje P. Domingos Ferreira) o que muitos não esquecem, como o ilustre compositor e Maestro, o Prof. Antero Ávila e a Prof. Maria de Jesus Machado que visitou e onde encontrou devidamente acarinhado o piano que sua avó lhe havia doado.

Elizabet e Darrell Kastin, na casa onde viveu a D. Jusefina

Enfim falámos e trocámos impressões várias, sempre dentro da temática cultura açoriana e vivências dos ilhéus – cá e lá nas terras de emigração.

Acrescento que Darrell Kastin teve como anfitrião em S. Miguel o nosso conterrâneo e escritor Prof. Urbano Bettencourt, de quem é amigo.

Ao amigo Darrell e esposa Elis Figueiredo Kastin, votos de muitas prosperidades pessoais e profissionais e o meu profundo agradecimento pelo maravilhoso “serão” que disfrutámos.

Darrell Kastin em S. Roque

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007